sábado, 1 de fevereiro de 2020

Turismo Religioso - Conhecendo Trindade - GO


Olá você!

Hoje aqui  no " Eita Vidão!" vou falar sobre uma simpática cidade que conheci e que me encantou de cara: Trindade, distante cerca de 22 km da capital Goiânia. Pesquisando no site do IBGE, me deparei com mais outras duas cidades com o mesmo nome: uma em Pernambuco e outra no Rio Grande do Sul ( Trindade do Sul).

Não sei você, mas eu curto demais visitar cidades que têm boa parte do turismo e da economia, só para citar alguns segmentos, pautados na fé e religiosidade das pessoas. O Brasil e o mundo possuem cidades com vários exemplos desta realidade, posso citar Fátima, em Portugal; Belém do Pará; Aparecida, no interior de São Paulo e Trindade, em Goiás. Trindade é uma cidade com população estimada até o ano passado pelo IBGE, de quase 128 mil habitantes. Mesmo com a força de toda a movimentação em torno da festa do Divino Pai Eterno,  o município não vive apenas do turismo religioso é uma cidade bem estruturada e de portas abertas para receber romeiros e visitantes.

Meu passeio foi breve, mas rendeu muitas fotos, uma tentativa de capturar um pouco da fé, perseverança e do amor dos devotos que agora em 2020 terão ainda mais motivos de irem à Trindade: a programação que vai celebrar o jubileu de 180 anos de devoção do Divino Pai Eterno. A celebração acontece no mês de junho.

Eu comecei minha visita  pela bela praça localizada em frente à atual basílica. Espaço bem cuidado, arborizado, bem agradável. Eu fiz um pequeno álbum com algumas coisas lindas que achei por lá. Na sala de milagres, muitas peças de promessas feitas pelos fiéis, relatos de milagres, sem falar que tudo ajuda a contar também a história da cidade. A igreja  antiga da paróquia do Divino Pai Eterno é uma relíquia do século passado com muitos objetos em madeira, ricamente talhados, algo lindíssimo! Inclusive ela está passando por um trabalho cuidadoso de revitalização. Dá uma conferida nas fotos:  Momentos em Trindade


Reprodução de cena bem regional aqui de Goiás


A cidade tem muitas pousadas e hoteis, sem falar também nas lojas que vendem artigos religiosos ligados aos festejos do Divino. Para quem gosta de história, arquitetura e de testemunhos de fé e devoção, Trindade, em Goiás, é um prato cheio!!!










3 comentários: