sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Andando por aí – desbravando algumas estradas de Goiás



Como este nosso Brasil é bonito e não é pouco não!! Imagina você o meu encanto em pegar uma estrada na minha primeira viagem loonga de carro! Eu, caboclinha do Amazonas, lugar onde os rios são as nossas estradas, embarquei de sola nesta aventura!!!


rodovia BR-414
Fotos: Cassandra Castro


O Brasil Rural


É muito incrível você  ver in loco o que antes só conhecia pela tevê ou internet! Rodovias margeadas por plantações, muitas plantações. No meu caso, fui  cortejada  pelos campos de soja do estado de Goiás. Meu Deus, quanta fartura e beleza! A vida no campo não deve ser fácil, mas a paisagem e tudo o que estes homens e mulheres fazem pelo nosso país é algo que merece nossa gratidão diária! 

Plantações de soja no estado de Goiás
Plantações em profusão às margens da estrada



A fauna do cerrado



Acho que se não fosse jornalista também me sentiria realizada como bióloga. Explico: eu me encanto demais com os animais que cruzam o meu caminho , sem exagero, todos os dias: aqui perto de casa, são os pássaros: araras, corujas, curicacas,tucanos e  por aí vai! Na estrada também encontrei  animais mais comuns como vacas, bois, bezerros e cavalos, testemunhei, embora não tenha conseguido registrar as imagens, um gavião fazendo um mergulho de milésimos de segundo para pegar uma pequena cobra e levá-la talvez para ser o almoço ou o lanche da manhã. Mas, o que me tirou o fôlego mesmo foram elas, as Emas do Cerrado!



Emas do Cerrado
As belíssimas Emas do Cerrado



Corumbá de Goiás


Cidadezinha bem simpática com pouco mais de 11 mil habitantes, parei em Corumbá de Goiás para trocar umas ideias com uma "figura" que simboliza uma festa típica da região: as Cavalhadas. Olha ela aí:

Uma conversa com personagem das tradicionais Cavalhadas em Goiás
"Mas, me conta mais sobre as Cavalhadas, mano."


Salto Corumbá

O meu destino final da jornada era Niquelândia, cidade com pouco mais de 46 mil habitantes.  Antes de chegar lá, vi algo maravilhoso pela beleza e pela força que transmite: o salto Corumbá, uma linda cachoeira com 65m de altura e 40m de largura. Impossível não parar e fazer um registro.

Salto Corumbá - BR-414
Salto Corumbá

Na região existem vários locais para camping e inclusive pousadas com infraestrutura completa de hospedagem e atrações para toda a família.



NIQUELÂNDIA

A cidade de Niquelândia está cravada em meio a montanhas, montes e muita riqueza mineral, reservas que ainda hoje são exploradas mesmo que em bem menor dimensão do que no passado. Com 285 anos de fundação, Niquelândia ainda possui vestígios da época dos escravos e da busca por ouro e outros metais preciosos. O que dá tristeza de ver é o abandono de alguns logradouros como a praça da Bíblia e a constatação de casas da época colonial destruídas pela ação do tempo. Outro problema  mais contemporâneo são os buracos em várias ruas da cidade....

Fotos da cidade de Niquelândia - GO

E por falar em buracos....

Agora, as minhas impressões sobre as rodovias BR-153 e BR-414. A primeira tem trechos bem conservados, trafegáveis, mas percebi  que em boa parte dela, principalmente em alguns  trechos ainda no perímetro urbano de Goiânia, o canteiro central está com vegetação muito alta que passa a impressão de falta de manutenção e até abandono mesmo. Além de feio, prejudica a visibilidade em ambos os sentidos da pista. A BR-414 nem parece ser uma rodovia federal, tem vários trechos também esburacados e sem acostamento. É preciso que as autoridades competentes e nós, cidadãos brasileiros, façamos cada um a sua parte: cobrando e fiscalizando a execução das melhorias necessárias nas nossas estradas.

Muito ainda a explorar!

É, seja no Cerrado ou na vastidão dos rios amazônicos , só para citar alguns pedaços do Brasil que tive o privilégio de conhecer , o que não faltam são belezas  e riquezas  a serem exploradas e valorizadas!!

Colagem com fotos da viagem à Niquelândia

2 comentários:

  1. Realmente as belezas do cerrado são exuberantes. Parabéns pela abordagem do tema. Muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  2. Um pequeno apanhado das belezas não só de Goiás como do Brasil. Muito bonito.

    ResponderExcluir