sábado, 8 de fevereiro de 2020

Respeito é bom e eu gosto!


Quando ouço alguém falar: Me respeite! - lembro de algo ainda da minha infância, primeiro dentro de casa depois na escola: o conceito de que o meu direito termina onde começa o do outro e creio que esta regra também vale se formos falar de respeito. No mundo em que vivemos atualmente é tanta confusão e profusão de opiniões e definições sobre as coisas que sinto saudade da época em que tudo parecia mais fácil! Muita gente pode até dizer; " Mas quem vive de passado é museu, hoje é tudo mais simples!", porém, parece que valores universais estão sendo desprezados e eu diria que até deturpados mesmo.

Vamos regar nosso jardim de luz
Convido você a refletir sobre sentimentos universais que deveriam ser transferidos para os nossos mundos individuais e até coletivos: fraternidade, respeito, ética, gratidão, solidariedade! É uma grande ironia termos um mundo cada dia mais tecnológico, uma vida com ritmo frenético e, ao mesmo tempo, nos depararmos com histórias de pessoas cada vez mais solidárias, sofrendo, deprimidas, perdidas....Acho muito salutar e diria até vital para a humanidade, paradas pontuais para olhar cada um  para dentro de si e se ouvir. Muitas vezes precisamos mesmo é de silêncio para que nossa alma sussurre aos nossos ouvidos seus queixumes, dores e sonhos.


Esta semana, eu estava observando pais deixando seus filhos pequenos em uma pequena escola aqui perto de casa. Fiquei olhando o semblante das crianças: as quietinhas, as mais falantes, as chorosas e as sorridentes e lembrei de uma frase que ouvi de uma psicóloga : que as crianças BRILHAM! Não falo de brilho artificial, palpável, mas do brilho que vem de dentro dos olhos que quando cruzam com outros olhos deixam um pouquinho dessa luz com as outras pessoas também! Acredito que este resgate do brilho que tínhamos quando crianças é um exercício diário necessário para todos nós!


4 comentários: