sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Seres invisíveis

 


Você já teve a sensação de ser invisível em algum momento da sua vida? Digo isso porque eu já experimentei isso e é algo muito louco e até perturbador. Não vou contabilizar aqui quantas foram, mas lembro de duas mais vívidas na minha memória: uma, em um trabalho no qual, num determinado dia, eu iria ter que fazer uma coisa que particularmente não me agradava muito porque implicava mentir, dissimular, fazer de conta que eu era outra pessoa. Meu chefe, que certamente me daria esta missão, estava bem na minha frente mas, numa espécie de mágica, passou a tal tarefa suicida para outra colega. Na outra vez, a situação foi mais dramática:  um assalto em plena luz do dia. Eu estava voltando da minha caminhada matinal e esperava no ponto o meu ônibus para voltar pra casa. Além de mim, outras pessoas estavam na parada, num sábado ensolarado. Eram umas 9h da manhã, eu presumi, porque não tinha levado bolsa, celular, nada. Foi aí que, do nada, apareceram dois motoqueiros e vi o carona descendo da garupa tirando um revólver da cintura, ali, praticamente na minha frente. Minha reação foi fechar os olhos e começar a rezar. Só ouvia as vozes dos bandidos que mandaram todo mundo que estava ali entregar bolsas e celulares. Foram segundos de terror, mas eles não chegaram nem perto de mim... Nessas duas situações, agradeci muito ter ficado invisível, mas, não é desse tipo de "invisibilidade redendora" sobre a qual quero falar hoje. Minha escrita hoje é sobre a invisibilidade que anula os seres humanos e os deixa à margem de tudo: da atenção, dos direitos, da opinião...Aqui me colocarei como sujeito e objeto, como quem não enxerga e também não é vista.

Somos assim tão especiais para ignorarmos o próximo?




Essa pergunta eu me obrigo a fazer sempre que percebo pessoas ou situações nas quais eu poderia ter feito algo e por muitos motivos ( só para citar uns aqui: egoísmo, vaidade, soberba), fingi que não vi, não percebi, naquela atitude: " não é comigo, não tenho nada a ver com isso, não é problema meu". 
Como somos cruéis com a nossa mortal cegueira àqueles que nos cercam. Acho admirável quem consegue doar um pouco do seu tempo em ações beneficentes, trabalho voluntário, doações, acredito realmente que são almas evoluídas e aí vejo o quanto ainda preciso melhorar como pessoa.
Da mesma forma, os invisíveis querem falar, se expressar, mas quem ouve, quem lê? Desculpas existem várias, mas acredito que quando queremos, quando nos importamos de verdade, criamos o espaço,  tiramos as vestes das nossas personagens e calçamos as sandálias da humildade.

Um pedacinho de mim



Depois, mais calma e menos dura comigo mesma, percebi que poderia de alguma forma ajudar quem estava ali, bem na frente do meu nariz, e também gente que talvez jamais conheça pessoalmente. Todos temos nossos dons e tesouros: um sorriso, um aperto de mão, um bom dia educado. Uma vez li em algum lugar que uma das maiores provas de amor que podemos dar a alguém é o nosso tempo, a nossa atenção, isso é um pedacinho da gente e sabemos que o tempo é algo que não volta, essa viagem só podemos fazer nas nossas memórias. Sugiro humildemente que você olhe com um novo e carinhoso olhar para os demais seres ( humanos ou não) que cruzam o seu caminho todos os dias. Eles não são seres invisíveis e talvez este momento em que vocês se encontram possa não mais se repetir, então, faça-o ser marcante, cheio de amor e inesquecível


5 comentários:

  1. Eu também já fiquei invisível várias vezes, a mais recente foi na campanha de governador do nosso candidato Nicolau, já ia dar oito da noite e eu doido pra ir pra casa, o diretor tinha uma tarefa pra me fazer, se acaso eu fizesse com toda certeza sairia de madrugada, pois bem ele entrou três vezes na minha sala e não me viu, no outro dia ele me procurou e falou: pô Bahia te procurei ontem e vc já tinha ido embora, eis aqui essas sonoras para vc separar para o candidato aprovar ou não

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reflexão sobre este assunto da invisibilidade. Talvez, pelo fato de eu ser muito tímida e discreta, eu gosto de estar invisível. Sinto maior conforto em estar fora do campo de visão alheia. Mas no mundo moderno, as pessoas pararam de olhar umas às outras e é algo para pensar.
    Muito bom. Sucesso, Cassie! Continue sempre escrevendo!

    ResponderExcluir
  3. Tem situações que estar invisivel não é legal .

    ResponderExcluir
  4. Reflexão muito boa! Temos que ser invisíveis nos momentos certo e sermos visível no momento de dar as mãos ao outro.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela reflexão, Cassandra! Precisamos ser visíveis para fazer o bem e para o nosso crescimento como pessoa e profissional. Bj grande 😘

    ResponderExcluir