sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Por que você reclama tanto?

Por que você reclama tanto?

Hoje eu acordei fazendo esta pergunta primeiro a mim mesma e aí começou um carrossel de indagações e reflexões: será que eu sou uma reclamona ALFA, RAIZ, ou uma reclamona eventual, dependendo da circunstância na qual me encontro? Aí pensei em também levar este questionamentos até você que lê meus escritos aqui.

Já ouvi mais de uma vez entre especialistas do comportamento humano e também pessoas mais ligadas às questões da espiritualidade e neurolinguística, que a palavra reclamar significa " clamar duas vezes". Fui conferir o significado que consta nos dicionários e achei algo semelhante em uma das definições:  verbo transitivo direto que significa pedir ou mandar de maneira veemente .Também achei o outro significado que é : verbo transitivo indireto e intransitivo: opor-se por meio de palavras; fazer reclamação; queixar-se. 

Fiquei me perguntando como é tênue o limite entre a, digamos, reclamação que reivindica uma coisa e a que apenas "clama de maneira veemente". Não vou abordar aqui o caso em que reclamamos por exemplo, contra uma injustiça. A " pegada" de hoje é sobre como é importante para a nossa saúde mental e bem estar ficarmos vigilantes nas nossas doses nada homeopáticas de reclamações.

Poder das palavras


Você pode até achar que isso é papinho místico, bobagem ou perda de tempo mas, sim: as palavras têm poder e justamente por nem sempre sabermos disso ou levarmos isso a sério é que caímos na cilada de nos tornarmos vilões de nós mesmos, passando cada minuto da nossa vida, cada dia, apenas " re-clamando" e mandando de volta pra gente justamente o que menos queremos. Está complicado de entender? Deixa eu tentar explicar melhor...
Temos que aprender a enfatizar nos ganhos e não nas faltas. Como assim? Vou dar um exemplo: a pessoa está com contas para pagar, preocupada, sem dinheiro e geralmente o que ela fala pra si e para os outros ao redor? " Não aguento mais ficar sem dinheiro, nossa, não tenho dinheiro pra nada, vida difícil, etc, etc, etc". Se você seguir a lógica do reclamar = clamar duas vezes, o que essa pessoa está fazendo com ela mesma? Focando suas poderosas palavras na escassez, na dificuldade, na angústia e isso retroalimenta todo o processo.

Atenção, vigilância e prática



Eu sei, eu sei, parece algo tão difícil se monitorar e saber discernir os dois significados e usos do verbo RECLAMAR. Há dias em que eu me pego reclamando por cada coisa, situação, humor, de uma certa forma me torturando com coisas que, muitas vezes, estão além do meu alcance e isso é muito nocivo não só para mim como também para todos aqueles que me cercam, sabia? Seu humor contagia, sendo ele bom ou mal.
Então, o que posso dizer a você é para respirar fundo, prestar atenção nos seus pensamentos e nas suas palavras e ir praticando mais o antônimo da reclamação que é a gratidão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário