sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Álbum de fotografias

Momentos eternizados 

Eu estava hoje arrumando uma prateleira na qual guardo alguns álbuns de fotografia e, como de praxe,  não resisti e fui abrindo um por um para dar uma olhada nas fotos. Para as gerações mais novas, deve ser esquisito imaginar uma espécie de caderno de tamanhos e cores diferentes onde separadas geralmente por folhas fininhas de plástico, estão elas, as fotografias.  Mesmo não tendo a pretensão de me rotular como fotógrafa, sempre gostei de registrar, sempre que isso era possível ( naquela época ainda não tínhamos celulares, muito menos, celulares com câmeras), os meus pequenos recortes de vida. 



Sempre achei a fotografia uma arte mágica porque eterniza os preciosos segundos, olhares,  sorrisos, as emoções, gestos, luzes e cores ( ou a ausência delas, no caso das belíssimas fotos em preto e branco) do que foi ali capturado. Sabemos que a vida é uma jornada que não tem a tecla review ( para retroceder), ela só segue para a frente e tirar fotos é uma forma lindamente malandra de "burlar" , mesmo que por alguns momentos, a trajetória do tempo.


Máquina do tempo portátil


Folheando aqueles álbuns, me vi voltando ao passado numa verdadeira máquina do tempo portátil. Olhei cada foto e minha mente me transportou àquele recorte da minha vida, num delicioso saborear de emoções. É como se cada uma daquelas fotos me saudasse dizendo: "Lembra deste dia? Foi bacana e inesquecível, não foi?". Eu tenho uma quantidade considerável de álbuns daqueles pequenos e uns 2 ou 3 dos grandes e como é gostoso ver parte da linha do tempo da minha vida registrada ali. E não só da minha história, mas também da de pessoas que dividiram alguns daqueles momentos comigo: aniversários, reuniões de amigos, batizados, confraternizações, meus filhos pequenos, meus filhos dormindo, brincando, chorando, crescendo...Os lugares por onde andei, as paisagens que admirei e que pude guardar comigo em fotografias.



Uma imagem vale mais do que mil palavras


Não sei quem disse isso, mas é um frase que sempre fez muito sentido pra mim. Existem emoções e momentos que são tão sublimes e especiais que não cabem em frases, exclamações ou interrogações. Às vezes, são tão intensos e perfeitos que nem mesmo o silêncio consegue desvendá-los. Mas, a imagem...Ah, uma imagem pode dizer muito, principalmente se você se permite mergulhar nela, desfrutá-la, senti-la. Hoje temos a tecnologia não só das máquinas profissionais, mas também dos celulares, e podemos praticamente tirar fotos em qualquer lugar e a qualquer hora. Conseguimos dividir quase que imediatamente isso com praticamente o mundo todo, se quisermos. Numa similaridade do que era feito com os antigos álbuns de papel, conseguimos montar álbuns online, colocar legendas, figurinhas, montar um clipe, enfim, o que a imaginação te inspirar a fazer. Mas, como é gostoso folhear um álbum físico, viajar  num carrossel de emoções e celebrar o privilégio que é estar vivo!





2 comentários:

  1. Sou apaixonada por fotografias, tive uma loja de revelação, que eu infelizmente tive que fechar problemas de saúde que interferiram no financeiro.
    A fotografia é a materialização de nosso passado, com nossas histórias e víveres...

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão. Concordo com tudo que postou. Parabéns por resgatar essas deliciosas lembranças de um tempo que a cada dia vai ficando mais longe

    ResponderExcluir