sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Para sempre, JK



Memorial JK em Brasília/Acervo pessoal


Memórias de um sonho


História sempre foi uma das minhas matérias preferidas nos tempos de escola: história antiga, a saga de grandes civilizações, as narrativas nem sempre românticas da relação entre os povos conquistadores e os conquistados..Na história do Brasil, um caso em particular sempre me chamou a atenção: a construção de Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek ( 1956-1961), nosso 21º presidente.  Só lia as informações e via na televisão as imagens daquela cidade com prédios de traçado moderno,cravada em pleno planalto central, mas não fazia ideia de tamanho pioneirismo e trabalho que estão por trás do nascimento da capital federal.

Um lugar apaixonante 




Desde a primeira vem em que pus os pés em Brasília escolhi o Memorial JK como o prédio mais lindo da cidade, mal sabia que lá dentro, numa organização e cuidado impecáveis, iria me deparar com um pedaço magnífico da nossa história e que, felizmente, está bem preservado. Quanta coisa está ali e num ambiente com acessibilidade para pessoas com deficiência e cheio de objetos, fotos, maquetes, verdadeiras relíquias da memória de Brasília e de quem participou deste sonho que surgiu praticamente do nada.


A biblioteca de JK

Visita obrigatória para todos os brasileiros

Eu fiquei realmente extasiada com tudo o que vi e ouvi, pude sentir a presença de Juscelino e de D. Sarah em cada sala daquele memorial. Vídeos institucionais da época da construção de Brasília mostram os " candangos" cavando a terra, construíndo os alicerces da nova cidade que surgia em meio ao cerrado. Também vi dezenas de fotos, roupas, acessórios, documentos, itens que nos ajudam a ter uma ideia de quem foi JK e do legado que ele deixou para todos nós.








Emoção e reverência

O túmulo de JK também está no memorial, numa sala central e onde sentimos toda a reverência que esta cidade tem ao seu fundador. Quase podemos sentir a presença física de JK. Eu chorei porque vi ali uma humanidade, um amor, o desejo de um sonhador e de tantos outros que acreditaram e trabalharam para fazer o sonho da nova capital do Brasil se tornar realidade. Parabéns e obrigada, Juscelino!








 

Um comentário: