sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Estradas brasileiras , muitos contrastes

 

Rodovias precisam de cuidado - foto acervo pessoal


As realidades diferentes de nossas rodovias


Tirei o fim de 2022 para pegar estrada e dar uma volta saindo da região centro-oeste rumo à região sudeste. Em meio às paisagens belíssimas de nosso Brasilzão, percebi que todos que decidem fazer uma viagem usando nossas rodovias federais vão se deparar com uma realidade de vários contrastes. Não consegui tirar fotos ou fazer vídeos do que irei relatar aqui mas, acredite: algumas rodovias federais brasileiras lembram e muito aqueles circuitos de rally que acompanhamos em campeonatos de tevê..

É perceptível a diferença de qualidade, conservação, sinalização e socorro nas estradas que estão sob a responsabilidade de empresas privadas. Quando você se depara com as condições das estradas em questão, paga até com gosto os pedágios espalhados pelas rodovias. 

Investimento crucial para o desenvolvimento do país


Foto: acervo pessoal

Nosso país tem dimensões continentais e muita coisa para ser vista, conhecida e explorada de forma responsável e sustentável. O investimento na tão falada e necessária infraestrutura (que não engloba apenas as rodovias mas também, ferrovias e hidrovias) é crucial. Chega a dar vergonha e até chateação, ver trechos de rodovias importantes praticamente abandonados. É o caso por exemplo da BR-050 no trecho que marca a divisa entre os estados de São Paulo e Minas, pela cidade de Uberlândia. Outra situação crítica encontramos na BR-153, no trecho que vai do conhecido " trevão" até Goiânia. É muito buraco, cratera, asfalto péssimo...

Promessas de investimentos 

Enquanto escrevia este texto, li uma reportagem na qual o novo ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciava um plano de 100 dias da pasta em ações prioritárias nos transportes rodoviário e ferroviário até o mês de abril. Entre as ações estão as de revitalização, recuperação e conclusão de obras nas estradas federais. Espero sinceramente que consigam focar os holofotes nestes trechos críticos para que a avaliação dos brasileiros a respeito das rodovias do nosso país melhore. De acordo com o próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte ( Dnit), 66% das rodovias federais possuem avaliação regular, ruim ou péssima ou seja: temos que percorrer um longo caminho para alcançarmos os patamares de boas e ótimas estradas. Vamos aguardar!



 


5 comentários:

  1. Oi Cassandra, Gleicy Loubét aqui. Precisa ver as condições das estradas do MS, péssimas. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Santa Catarina desde novembro estamos em um situação complicada com a 376 que é a nossa 101. Depois do desmoronamento, onde tive medo pelo duto da Petrobrás que passa próximo, ontem interditou de novo. As chuvas não param. Ficamos praticamente sem ter como subir para o Paraná. É preciso um atenção grande as nossas rodovias. Excelente texto.

    ResponderExcluir
  3. Não sei o porquê saiu anônimo. Sou eu Yonne Igrejas 👆

    ResponderExcluir
  4. Como sempre trazendo assuntos de relevância para os leitores. Realmente a situação das estradas brasileiras é lamentável. E não é somente nos trechos citados na matéria ou no dos comentários, é em todo Brasil. A privatização das estradas foi uma saída para termos estradas de qualidade, mas não se aplica a todos os trechos. As melhores rodovias se encontram na região sudeste, principalmente no estado de São Paulo. Como você citou, as vezes pagamos caro no pedágio, mas o retorno são estradas com ótimo asfalto, ótima sinalização, e principalmente socorro. Pena que em outros trechos privatizados, pagamos pedágio e não temos o retorno esperado.

    ResponderExcluir
  5. Que olhem com carinho pela nossa BR-174. Excelente texto!

    ResponderExcluir