sexta-feira, 23 de abril de 2021

Detox não é só de comida

 

É preciso desintoxicar a vida





Eu estava essa semana ouvindo um áudio de um professor no canal de estudos dele no Telegram e uma  frase que ele disse me chamou a atenção: ele justificava a ausência dele das mídias sociais porque tinha passado por um detox digital. Só estava usando um ou outro aplicativo e nada mais. Achei interessante ele ter usado o termo "detox" que geralmente é associado principalmente a bebidas ( o que mais se vê por aí são receitas de sucos detox, vitaminas, shakes, etc).  São alimentos que contém ingredientes que desintoxicam o nosso corpo e aliados da saúde. Há pessoas que fazem jejum que também é uma ferramenta muito útil para a manutenção do bom funcionamento do organismo porque também faz uma limpeza de tudo que é nocivo. Mas, quem disse que nós só nos alimentamos de comida? A dica dada pelo professor sobre o detox digital é muito salutar e merece ser adaptada a todos os outros segmentos da nossa vida. Do mesmo jeito que devemos procurar evitar alimentos comprovadamente prejudiciais à nossa saúde é importante selecionar como alimentamos nossa mente, coração e alma.

Pare, pense e escolha


No nosso mundo cada vez mais conectado, a quantidade imensurável de conteúdo que encontramos nos meios de comunicação é assustadora. A chegada da internet subverteu a ordem tradicional das coisas. Agora, o telespectador, internauta, ouvinte, leitor pode ouvir o que quiser onde quiser e mais, pode inclusive ele próprio criar seu conteúdo. Mas onde eu quero chegar com isso? Maior variedade, mais opções, mais liberdade e autonomia de escolha, inclusive, a de não assistir a nada disso. Por que caminhar junto com o "rebanho"? "Ah, se fulano não assistir ao programa X, é um desatualizado, um " ser de outro planeta" com uma conotação negativa e até pejorativa desta sentença. Certo, há um ditado muito antigo cujo autor desconheço que diz: " Gosto não se discute, lamenta-se", mas pense bem: Por que não analisar o que você quer receber, se realmente é algo que agrega, que te acrescenta algo, dignifica, torna você uma pessoa melhor? Pense, avalie e escolha, não se deixe levar pela boiada.

Você tem fome de que? 


Esse tema de hoje me recordou uma música do grupo Titãs intitulada "Comida". Uma letra bem interessante para você parar, pensar e avaliar do que você se alimenta e quais as suas necessidades. No mundo de hoje, com a correria cada vez mais desenfreada pela sobrevivência, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mais do que nunca é vital saber ser seletivo para o seu bem estar.  Afinal, não nos alimentamos SÓ de comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário