sexta-feira, 9 de abril de 2021

Aos Mestres com carinho

 Meu texto hoje é para homenagear estes seres especiais: os velhos. Sei que muitas pessoas evitam usar o termo "velho" preferem idoso. Eu até entendo os motivos para esta preferência, afinal, todo o contexto que existe por trás do adjetivo "velho" é visto na nossa sociedade de forma negativa, até pejorativa . Mas eu me recuso a imprimir às duas palavras, velho ou idoso, as marcas do que é ultrapassado, descartável, inútil.



Sempre olho para os mais velhos com um misto de  admiração e uma respeitosa inveja. Como assim? É uma forma de tentar fazê-los perceber como são únicos e insubstituíveis. Cada um deles com histórias, lições, memórias, dores e alegrias, com bagagens muito pessoais de vida. Não consigo contemplar um vovô ou uma vovó sem deixar de manifestar a minha gratidão pelo privilégio de poder aprender um pouco com cada um deles, independente de serem parentes ou encantadores desconhecidos.. Sinto uma vontade imensa de abraçá-los, beijá-los carinhosamente e declarar como são pessoas preciosas, apesar de tanta insanidade e desrespeito aos idosos no mundo em que vivemos.


Privilégio da longevidade


Na minha infância e adolescência, tive contato com minhas avós paternas e maternas e com o meu avô materno. Apesar de não terem sido convívios prolongados, guardo no coração as lembranças deles que são parte de um laço eterno de amor que deu origem às nossas histórias. Encaro a longevidade, principalmente quando alcançada com saúde, como uma dádiva divina que espalha inúmeras bênçãos: para os avôs e avós, filhos, netos, bisnetos e por aí vai! Como nossos velhos são valiosos!!



Mais respeito aos mestres e mestras da vida


Nossos jovens precisam aprender a reverenciar os mais velhos. Chega de piadinhas e frases preconceituosas, chega de rótulos que querem imprimir aos velhos para limitá-los, diminuí-los, catalogá-los....Já não basta o que já é feito desde a nossa infância? Condicionamentos, doutrinações nocivas, relações tóxicas? Deixem nossos mestres e mestras desfrutarem os anos que ainda têm pela frente. Vamos celebrar suas vidas e amá-los com carinho e reverência.




  

Um comentário: