sexta-feira, 30 de abril de 2021

Não dê status ao caos

 

Tudo em que colocamos nosso foco, atraímos






Por que algo tão simples é, ao mesmo tempo, tão difícil de ser colocado em prática? Quando falo em caos quero ir do micro ao macro, colocar tudo no mesmo balaio: desde o nosso caos particular até o generalizado que é estampado todos os dias nos jornais, portais, televisões, rádios . Você vai me dizer: ah, mas tragédia, desgraça, coisas ruins acontecem desde que o mundo é mundo! Isso é a realidade e não vai mudar. Mas uma coisa digo a você, algo que não é cantilena de mensagens motivacionais ou frase feita de livros de auto ajuda (que muitas vezes são estigmatizados e até marginalizados, mas se você filtrar as obras encontra sim conteúdos muito bons): o que pensamos com frequência, aquilo que recebe o nosso foco, seja negativo ou positivo, atraímos. Se já ouviu falar da Lei da Atração sabe do que estou falando, mas podemos ir ainda mais fundo e encontrar comprovação disso na ciência com os experimentos e teorias da Física Quântica.

Penso, logo crio


Peço licença ao filósofo René Descartes, autor da célebre frase " Penso, logo existo" para parafraseá-lo. Também cito aqui uma frase muito repetida pelo professor Hélio Couto que é: "o que penso, crio". Mas, não é só pensar e esperar algo acontecer. É preciso imprimir emoção, crer com a convicção de que o seu pensamento já é uma realidade e, no tempo certo, conforme a vontade Divina, ele vai ser concretizado. Se cada um de nós aprendesse esta realidade, o caos geral perderia força e daria lugar a tudo de bom que ansiamos não só individualmente mas, para toda a humanidade.

Observar sem absorver


O que quero dizer quando falo para não darmos status ao caos? Atitudes simples para que cada um faça sua parte. Que tal assistir menos conteúdo negativo na televisão? Faça uma experiência: fique o dia inteiro ou então várias horas só assistindo aos telejornais na tevê e depois avalie como você se sente depois de ver tanta desgraça. Mesma coisa para o que você lê  ou assiste na internet. Você não é obrigado(a) a se encharcar de tanta informação contraditória, pesada, depreciativa, negativa mesmo. Mas se você acha que vai ser um desinformado, um " E.T" se fizer isso, desenvolva a sabedoria de observar sem absorver , uma frase também de um professor que ensina sobre autoconhecimento e expansão da consciência, Paulo Cassiano. Ter visão crítica também é analisar até que ponto o que cerca você vai agregar algo positivo, enriquecedor, edificante na sua vida e da sua família, pense nisso. Invista seu tempo em oração, aprendizado, fazer o bem ao próximo, cuidar da saúde e agradecer ao Criador pela chance espetacular que Ele dá a você todos os dias a cada amanhecer.

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Detox não é só de comida

 

É preciso desintoxicar a vida





Eu estava essa semana ouvindo um áudio de um professor no canal de estudos dele no Telegram e uma  frase que ele disse me chamou a atenção: ele justificava a ausência dele das mídias sociais porque tinha passado por um detox digital. Só estava usando um ou outro aplicativo e nada mais. Achei interessante ele ter usado o termo "detox" que geralmente é associado principalmente a bebidas ( o que mais se vê por aí são receitas de sucos detox, vitaminas, shakes, etc).  São alimentos que contém ingredientes que desintoxicam o nosso corpo e aliados da saúde. Há pessoas que fazem jejum que também é uma ferramenta muito útil para a manutenção do bom funcionamento do organismo porque também faz uma limpeza de tudo que é nocivo. Mas, quem disse que nós só nos alimentamos de comida? A dica dada pelo professor sobre o detox digital é muito salutar e merece ser adaptada a todos os outros segmentos da nossa vida. Do mesmo jeito que devemos procurar evitar alimentos comprovadamente prejudiciais à nossa saúde é importante selecionar como alimentamos nossa mente, coração e alma.

Pare, pense e escolha


No nosso mundo cada vez mais conectado, a quantidade imensurável de conteúdo que encontramos nos meios de comunicação é assustadora. A chegada da internet subverteu a ordem tradicional das coisas. Agora, o telespectador, internauta, ouvinte, leitor pode ouvir o que quiser onde quiser e mais, pode inclusive ele próprio criar seu conteúdo. Mas onde eu quero chegar com isso? Maior variedade, mais opções, mais liberdade e autonomia de escolha, inclusive, a de não assistir a nada disso. Por que caminhar junto com o "rebanho"? "Ah, se fulano não assistir ao programa X, é um desatualizado, um " ser de outro planeta" com uma conotação negativa e até pejorativa desta sentença. Certo, há um ditado muito antigo cujo autor desconheço que diz: " Gosto não se discute, lamenta-se", mas pense bem: Por que não analisar o que você quer receber, se realmente é algo que agrega, que te acrescenta algo, dignifica, torna você uma pessoa melhor? Pense, avalie e escolha, não se deixe levar pela boiada.

Você tem fome de que? 


Esse tema de hoje me recordou uma música do grupo Titãs intitulada "Comida". Uma letra bem interessante para você parar, pensar e avaliar do que você se alimenta e quais as suas necessidades. No mundo de hoje, com a correria cada vez mais desenfreada pela sobrevivência, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mais do que nunca é vital saber ser seletivo para o seu bem estar.  Afinal, não nos alimentamos SÓ de comida.

sexta-feira, 16 de abril de 2021

À espera do momento certo

 Mas, quando ele chega? 


Você deve conhecer pessoas que guardam aquele perfume, aquela louça, a roupa, as jóias ou bijuterias para usar no momento certo, especial. Ou que sempre adiam para "amanhã" aquele livro para ler, o curso, o exercício, o estudo, até o ócio..
Essas atitudes têm lá no fundo, uma pitada de pretensão de se adivinhar o futuro ou a hora exata dos tais momentos especiais. Se antes eu já encarava essa forma de pensar com uma certa resistência, hoje em dia, com o mundo inteiro virado do avesso graças à pandemia de Covid-19, me convenço ainda mais de que o momento especial é o AGORA.



Essa semana tirei do porta-joias as minhas bijuterias: brincos, colares, anéis e me dei conta de que todas elas estão guardadas e ficaram quase esquecidas desde o ano passado. Sem sair de casa com frequência, resolvi usá-las aqui mesmo, no momento especial, no agora. Elas fazem parte da minha história, muitas foram presente de amigas queridas e usá-las é a melhor forma de fazer a manutenção de gratidão.

O foco no que é importante




Quando nos damos conta que, de fato, temos apenas a certeza do dia de hoje, passamos a valorizá-lo mais. Fiquei refletindo sobre tantos  " hojes" nos quais deixei passar aquela foto que poderia ter tirado de uma paisagem, de um bicho, junto a pessoas queridas; As coisas que poderia aprender (e ainda posso); As conversas, as histórias e estórias, as reuniões festivas...Mas a reflexão não me trouxe um sentimento de tristeza, pelo contrário, ela acendeu uma luz de advertência: comece a valorizar ainda mais o seu HOJE,  o seu AGORA, plante belas sementes, dessa forma, quando menos esperar, vai estar transformando sua existência numa grande coleção de momentos especiais.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Aos Mestres com carinho

 Meu texto hoje é para homenagear estes seres especiais: os velhos. Sei que muitas pessoas evitam usar o termo "velho" preferem idoso. Eu até entendo os motivos para esta preferência, afinal, todo o contexto que existe por trás do adjetivo "velho" é visto na nossa sociedade de forma negativa, até pejorativa . Mas eu me recuso a imprimir às duas palavras, velho ou idoso, as marcas do que é ultrapassado, descartável, inútil.



Sempre olho para os mais velhos com um misto de  admiração e uma respeitosa inveja. Como assim? É uma forma de tentar fazê-los perceber como são únicos e insubstituíveis. Cada um deles com histórias, lições, memórias, dores e alegrias, com bagagens muito pessoais de vida. Não consigo contemplar um vovô ou uma vovó sem deixar de manifestar a minha gratidão pelo privilégio de poder aprender um pouco com cada um deles, independente de serem parentes ou encantadores desconhecidos.. Sinto uma vontade imensa de abraçá-los, beijá-los carinhosamente e declarar como são pessoas preciosas, apesar de tanta insanidade e desrespeito aos idosos no mundo em que vivemos.


Privilégio da longevidade


Na minha infância e adolescência, tive contato com minhas avós paternas e maternas e com o meu avô materno. Apesar de não terem sido convívios prolongados, guardo no coração as lembranças deles que são parte de um laço eterno de amor que deu origem às nossas histórias. Encaro a longevidade, principalmente quando alcançada com saúde, como uma dádiva divina que espalha inúmeras bênçãos: para os avôs e avós, filhos, netos, bisnetos e por aí vai! Como nossos velhos são valiosos!!



Mais respeito aos mestres e mestras da vida


Nossos jovens precisam aprender a reverenciar os mais velhos. Chega de piadinhas e frases preconceituosas, chega de rótulos que querem imprimir aos velhos para limitá-los, diminuí-los, catalogá-los....Já não basta o que já é feito desde a nossa infância? Condicionamentos, doutrinações nocivas, relações tóxicas? Deixem nossos mestres e mestras desfrutarem os anos que ainda têm pela frente. Vamos celebrar suas vidas e amá-los com carinho e reverência.