sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Como você lida com o seu silêncio?

 
Banco de madeira com plantas ornamentais
Como você lida com o seu silêncio?

Será que nos nossos dias tão atribulados, corridos, agitados, etc, etc, etc, alguém já parou para se fazer esta pergunta? Eu acredito que sim, até porque a curiosidade sobre o silêncio chegar a ser enigmática sob o meu ponto de vista. Acho inclusive que para algumas pessoas, o desafio é justamente achar um lugar, cantinho, momento do dia para poder parar tudo e  " ouvir o silêncio". Como assim, Cassandra?

É preciso foco e vontade para conseguir ouvi-lo em meio a tantos ruídos diários, sem contar com as constantes avalanches de pensamentos que temos todos os segundos. Ouvir o silêncio é um exercício muito bom, fascinante e desafiador para muita gente, pode apostar!

Nas minhas andanças por aí durante esta minha vida, já ouvi frases do tipo: " Detesto o silêncio, fico incomodado(a)!". Ou então: " Não sei fazer nada sem ter uma música ou algum barulho, seja ele qual for, por perto".  E ainda: " Nossa! Quanto silêncio! ( como se isso fosse algo a ser condenado e exorcizado da fase da terra). 

Um parceiro paciente e revelador

Eu acho quase mágico quando o ritmo do dia parece parar por instantes e "congelar " os barulhos cotidianos. Aí vem ele, o silêncio, e com ele, dependendo de onde você esteja, podem aparecer alguns atores coadjuvantes como passarinhos, som de água corrente, o vento...Nessas horas , tudo o que faço é fechar os olhos, respirar fundo e curtir este momento. Se você ainda não fez isso , experimente!

O silêncio também nos ajuda numa experiência importante: aquietar a mente, algo que traz muitos benefícios como diminuir a ansiedade, a tensão, os medos e reequilibra muita coisa que está  fora dos eixos dentro de nós. Tem pessoas que gostam de aquietar a mente ouvindo músicas específicas para isso ou alguma em particular que as agrada. Eu também gosto disso, amo música, mas é diferente uma experiência com trilha sonora e uma com o mais puro, libertador e pacificador silêncio.

Um excelente inspirador

O silêncio também pode ser um gatilho fantástico a quem busca a inspiração para criar algo ou solucionar alguma questão. Muitas vezes ficamos atordoados com tantas coisas que acontecem ao mesmo tempo que não conseguimos resolver aquele problema, aquela questão que chega a tirar o nosso sono, a nossa paz. Pois bem: troca um "dedinho de prosa" com o Sr. Silêncio porque ele pode te dar aquele empurrãozinho que falta para você resolver o que precisa.


2 comentários:

  1. Assim como o silêncio, uma reflexão profunda. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão, Cassandra. Amo o silêncio assim como amo o som do vento. Bjs

    ResponderExcluir