Um gesto tão simples que pode salvar vidas
Na semana em que perdemos um dos comediantes mais carismáticos e amados do Brasil, Paulo Gustavo, senti a necessidade de falar sobre o riso, que no caso de Paulo Gustavo, era quase um sobrenome, um sinônimo. Praticamente impossível olhar para sua arte e não se acabar de rir e até gargalhar mesmo!!! Sua presença física não está mais entre nós, mas o legado de seu talento é eterno. Pensando na alegria que Paulo espalhava ao seu redor, me lembrei de quanto verdadeira é a capacidade da alegria e suas diversas manifestações fazerem a diferença na vida das pessoas. Fiz uma rápida pesquisa por referências que falem sobre os benefícios do riso e vi estudos comprovando cientificamente a ação medicinal da alegria. Existe até terapia do riso, sabiam? Esta prática ganhou grande visibilidade na década de 60 graças ao trabalho do médico americano, Hunter Doherty Adams. Ele mostrou a importância da felicidade e do tratamento médico humanizado para a recuperação de pacientes hospitalizados. Inclusive, o trabalho do Dr. Hunter ganhou as telonas do cinema no filme " Patch Adams - o amor é contagioso", de 1998.
Benefícios comprovados pela ciência
O riso estimula a liberação de endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de bem estar. De acordo com o médico Eduardo Lambert, que é autor de um livro que aborda os benefícios trazidos pela alegria, estudos apontam que rir reduz em até 10% a sensação de dor e diminui a produção dos hormônios cortisol e adrenalina, responsáveis pelo estado de estresse. Ou seja: rir, gargalhar gostoso nos ajuda a ficarmos mais saudáveis.
A força do sorriso
Tem um filme, uma animação sensacional da Pixar Animation Studios que relata de maneira bem lúdica, esta força e poder do riso e ainda mais, da gargalhada: Monstros S.A.
Toda energia usada na cidade de Monstrópolis era obtida por meio do susto que os monstros davam nas crianças que gritavam apavoradas. O medo era a força motriz do lugar, até que, quase no fim do filme, os assustadores descobrem que a alegria, o humor, as gargalhadas contagiantes dos pequenos, gerava uma energia ainda mais potente.
A mensagem de Chaplin
O comediante Charles Chaplin também falou sobre a arte de sorrir na bela canção composta por ele, intitulada " Smile" ( Sorria, em inglês). Chaplin, um ícone do humor mundial, conseguiu deixar uma mensagem de coragem e esperança , mesmo em momentos de dor e tristeza.
A maravilha das palavras que representam sentimentos que dão sentido a vida
ResponderExcluirMaravilhosa sua pesquisa!!
ResponderExcluirSorrir salva vidas, sorrir nos deixa leve!!
Eu particularmente, amo Paulo Gustavo, me divirto muito com suas comédias!!
ResponderExcluir