Conversando com umas queridas amigas, ex-alunas salesianas como eu, bateu uma vontade de homenagear um lugar eternamente mágico para mim: o Centro Educacional Santa Terezinha, conhecido também como Patronato Santa Terezinha, em Manaus. Estudei lá no jardim de infância, depois saí e retornei para cursar a segunda série do antigo primeiro grau. De lá saí apenas no fim do ginásio( atual ensino fundamental). Acho que como eu, muitas meninas lá ficariam caso naquela época, meados dos anos 70 chegando aos anos 80, já estivesse disponível o ensino médio para as estudantes. Sim, ainda sou da época em que o Santa Terezinha só tinha alunas.
Centro Educacional Santa Terezinha |
Acolhimento amoroso
Esta instituição de ensino, além de ser um lugar de formação educacional e religiosa, também sempre foi um santuário de acolhida, respeito, amizade, diversão e devoção. Sempre amei andar pelos corredores grandes e espaçosos, brincar no parquinho existente numa das áreas internas da escola durante a minha infância e depois, já maior, admirar as crianças que ali estavam curtindo um ambiente tão maravilhoso quanto aquele.
No colégio eu aprendi a jogar vôlei, até ensaiei virar atriz durante uma peça com temática bíblica que rendeu inclusive, uma apresentação extra na igreja de São José Operário, no antigo Colégio Salesiano Domingos Sávio. Eu senti a responsabilidade de interpretar na peça o patriarca Abraão, relembro a minha timidez e o medo de esquecer as falas! Nossa, que desafio para uma adolescente!!
Doces lembranças
Entrada pela Duque de Caxias |
Personagens inesquecíveis
Tempos modernos
Os anos passaram, os tempos hoje são outros, o antigo patronato agora abriga também alunos e a escola se adaptou à tecnologia e à modernidade. Mas, a essência deste lugar continua sendo a mesma: dedicação e amor ao ensino. Acredito que cada ex-aluna ou ex-aluno que passou por aqueles corredores deixou ali um pedaço do seu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário