quinta-feira, 9 de junho de 2022

Sólido, líquido e gasoso

 Os três estados físicos da matéria


Sempre achei a disciplina Ciências interessante. O estudo dos fenômenos da física, da química, da biologia, tantas informações que revelam um pouco destes vastos mundos contidos no nosso mundo visível. Aí você, meu caro leitor, minha cara leitora, se pergunta: Vamos ter aula de ciências hoje? Ah, longe de mim ter conhecimento "sólido" para ensinar algo sobre ciências. Mas, uma frase que ouvi ficou martelando na minha cabeça e, aí, surgiu a inspiração para escrever estas " mal traçadas linhas".

Estado sólido


Toda vez que queremos atestar perenidade, serenidade, segurança a algo usamos expressões que remetem ao estado sólido: bases sólidas, sentimentos sólidos, solidez, algo que não é quebrado com facilidade, algo firme, dificilmente abalado, rígido.

Estado líquido


O estado líquido sempre me passa a mensagem de algo flexível, dinâmico, moldável às circunstâncias. A água, por exemplo, é muito usada simbolicamente como uma ilustração de posturas maleáveis e adaptáveis, que transpõem obstáculos sem perder sua essência.

Estado gasoso


Eu acho o estado gasoso o mais enigmático de todos: nem sólido, nem líquido mas, algo que existe de forma inegável. Este elemento é misterioso, pouco se revela mesmo que marque território de um jeito bem sutil.

E nós?


Fico pensando como temos em nós, constantemente, a manifestação física dos chamados três estados da matéria e, porque não, na nossa porção mais psicológica também. Muitas vezes, nossa dureza embota nosso aprendizado, nos distancia de experiências e de pessoas maravilhosas. Mas o estado sólido também serve de proteção, blindagem e fortaleza.  Em outros momentos, somos tão volúveis e inconstantes que praticamente " escorremos pelas mãos" que nem a água. Mas o dinamismo do líquido também é um convite para o novo, o desconhecido, a mudança, a superação. E o que podemos aprender com o estado gasoso? Acredito que a fluidez, a leveza, o desprendimento, qualidades tão necessárias nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário